Risco de colapso nos atendimentos faz Prefeitura intervir na administração da Santa Casa de Pitangui
13/01/2026
Santa Casa de Pitangui passa por intervenção da Prefeitura
A Prefeitura de Pitangui fez uma intervenção na administração da Santa Casa para garantir a continuidade dos serviços da instituição, diante do risco de colapso por falta de pagamento de fornecedores e plantões médicos. A informação foi confirmada pela Prefeitura à TV Integração.
Segundo o Executivo, em 2025 a Santa Casa recebeu R$ 8 milhões em repasses, porém, faltou transparência na aplicação dos recursos. A Prefeitura disse ainda que a gestão apresentou dificuldades graves em relação à documentação e prestação de contas.
A produção da TV Integração entrou em contato com a provedora da Santa Casa, Maria Eunice Braga, que afirmou que a intervenção da Prefeitura é somente no Pronto Atendimento. Segundo ela, a Clínica Médica segue com atendimentos normais pelo SUS, convênios e particular e a gestão continua sendo da própria instituição.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste no WhatsApp
Pagamento de salários atrasados
O pagamento de R$ 127 mil referente aos salários dos funcionários do Pronto Atendimento, que estavam atrasados, foi repassado na última semana conforme a Prefeitura. As demais atrasadas serão negociadas e quitadas ao longo dos próximas semanas e meses.
A intervenção vai durar 180 dias e um interventor foi nomeado pelo município.
LEIA TAMBÉM:
Após período de transição, Cis-Urg Oeste assume a gestão da UPA de Divinópolis
Prefeito em MG é condenado por manipular concurso público
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas